VAMOS LANÇAR AS REDES OU NÃO???

A ideia que estamos fazendo o que nos cabe fazer e, apesar do esforço e dedicação não termos retorno daquilo que seria o benefício da ação, é assustador e desanimador.

Pedro fala justamente disso para Jesus: trabalhamos a noite toda e não pescamos nada. 

Ou seja, nosso trabalho está sendo em vão e não queremos mais fazer nada porque parece não valer à pena.

Mas Pedro parece intuir que está diante de uma grande possibilidade de fazer tudo ser diferente. EM ATENÇÃO À SUA PALAVRA VOU LANÇAR AS REDES é a sua profissão de fé e esperança de que tudo pode ser diferente.

Estamos num contexto pastoral: vocês serão agora pescadores de gente.

Mas hoje é dia da Independência do Brasil e a CNBB nos convidou a todos a rezar pelo Brasil em tempos tão sombrios e sem pescaria... E em atenção à Palavra Dele precisamos pensar no que isso significa.

Em primeiro lugar precisamos dizer em alto e bom som: ISSO TUDO QUE ESTÁ AÍ NÃO É O RETRATO DA ALMA DO BRASILEIRO.

A grande maioria do povo brasileiro trabalha e muito para pagar suas contas, organizar suas vidas, cuidar de suas famílias. Não somos, como querem nos fazer acreditar, um povo sem caráter. E prova disso está nas inúmeras pesquisas que comprovam que as classes mais baixas e assalariadas são os que menos calote dão nas dívidas que contraem.

Depois precisamos entender: PEIXES TÊM NO MAR... o problema é que tem tubarão comendo grandes cardumes e deixando a imensa maioria sem nada. Essas malas de dinheiro, essas reformas em casas e sítios, esses valores absurdos de propinas pra tudo e todos revelam que se tem dinheiro sim. A grande questão é que a saúde de milhões já não tem mais valor e o dinheiro vai para bunkers de políticos e grandes empresários.

Ainda temos que dizer que o sistema político chamado democracia é com certeza a melhor forma de governo que a sociedade humana foi capaz de criar e articular. Imperfeito, carece de melhorias, mas é sem sombra de dúvidas o que nos garante os melhores valores.

Por isso Jesus não pede para que deixam de pescar.... mas façam em águas mais profundas.

Nossos sistemas político e econômico precisam ser depurados e precisamos ter coragem de cortar na carne e mudar o modo como fazemos a democracia acontecer. E aqui entra talvez a nossa parcela de culpa também...

Os apóstolos parecem que gostavam de pesar na beira, na segurança, na zona de conforto.

Jesus pede para águas que ameaçam e metem medo....

Nossa realidade precisa de pessoas que tenham coragem de ir além.

Os políticos precisam fazer as reformas políticas e econômicas com clareza e coragem.

E nós precisamos assumir a tarefa de ir além de votar.

Sem isso, vamos continuar trabalhando a vida inteira e não ter peixe para a manutenção.

Pedro é corajoso: diz o que pensa (não vale à pena continuar pescando) mas acredita que precisa arriscar e tentar fazer diferente (em atenção à sua Palavra vou lançar a rede).

O que faremos com nosso país?

Resultado de imagem para cartaz do grito dos excluídos 2017

Abriremos mão de proteger o que nossos pais e avós trabalharam muito para construir e não deixaremos nada para nossos filhos e netos ou seremos capazes de tentar de novo e fazer de tudo para que os peixes venham pra barca e seja pra todos?

Nosso compromisso com a esperança e a vida de milhões de brasileiros depende de nossa atenção à Palavra e também da coragem de fazer alguma coisa em águas mais profundas...

Fiquem bem.

Comentários

  1. Infelizmente...estamos numa república de bananas podres!!!
    Uma nação emergindo da fossa da depressão...onde não há mocinhos, neste interminável faroeste caboclo.!!!..Difícil...nos animar...

    ResponderExcluir
  2. Hoje fica a nossa indignação por tantos descasos, egoísmo, ganância, corrupção, injustiça social. .Queremos respeito, dignidade , liberdade para a vida dó qual fomos chamados,. Gritamos. Por justiça e paz.

    ResponderExcluir
  3. Ótimo seu texto. Nós brasileiros estamos cansados em ver tanta malandragem de nossos políticos e empresários que juntos deterioraram nosso país.Recebem milhoes e ainda assim roubam descaradamente, legislam em causa própria, usam das amizades com juizes e nem presos ficam, fingem existir situação e oposição...mas, são quase tds iguais pois neles faltam ética - empatia - patriotismo e VERGONHA. Triste

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO NOVO

COMO CRIANÇAS