FRUTOS E CONSTRUÇÕES

Árvore boa sempre dá bons frutos...

Árvore ruim dá frutos ruins...

Pausa.

Resultado de imagem para arvore boa da bons frutos

Não devemos nos esquecer que até mesmo na natureza existem variações. Nada é tão lógico e uniforme como as palavras que lemos hoje podem parecer.

Quantas vezes você disse para um amigo: VOCÊ PRECISA COMER DA CARAMBOLA QUE TENHO LÁ NA CHÁCARA. É DOCE COMO UM MEL. E por ocasião da visita do amigo, você o leva até o pé de carambola que sempre foi doce, e naquele ano, saiu um pouco amarga?

O que Jesus parece estar colocando como parâmetro para nossa análise é que o esforço pelos bons frutos deve ser de quem gera e não do fruto em si. 

Imaginemos um pai ou uma mãe que tem a missão de educar seus filhos.

O esforço para que sejam bons vai depender de uma série de empreendimentos que os genitores devem faze-lo para ter bons frutos. E convenhamos: ainda que haja muito esforço nem sempre o fruto sai doce...

O resultado não pode ser julgado simplesmente por si mesmo. Muitas coisas que estão ao redor podem e devem ser levadas em conta para que entendamos o porque que determinada coisa é assim ou assada. Nem sempre estamos dispostos a avaliar tudo o que pode gerar os frutos. Quase sempre, fazemos esse inventário apenas para justificar possíveis erros. Mas é importante identificar o que é capaz de gerar a doçura ou amargura em nós e nos frutos que damos.

Logo depois, Jesus usa a imagem de quem constrói.

Existe a prática de se construir com segurança, com precaução. Esses sofrem mais porque dá mais trabalho e gera mais investimento. Mas ganha segurança e proteção porque sua vida está fundada sobre a rocha.

E também se constrói de qualquer jeito... É rápido. Vira número apenas. Pode até dar uma construção bonita, mas não gera nem segurança e nem proteção. Porque? Porque não tem alicerce...

Resultado de imagem para construir sobre a rocha

A grande questão é saber sobre o que e como estamos construindo nossa vida e nossa existência...

Fiquem bem.

Comentários

  1. Nossaaa padre .....vc falou a pura realidade!!!...Quantos jovens que se perdem.. por falta de investimento dos pais...ou pelo meio em que vivem...Como fui professora vi muita coisa...Um menino pobre , franzino e triste ...me chamava a atenção..por isso dava-lhe um acompanhamento especial..Depois de várias conversas percebi que a mãe o tinha abandonado...o pai era alcoólatra..e o maltratava...a vó cuidava muito mal dele..por varias x nem lhe dava comida..Dei uma camiseta da escola pois do contrario nem poderia frequentar mais a aula,...comprava lanche...Ele falava que eu era a mãe dele....Me defendia quando os alunos eram mal criados comigo!!!.Notei que começou a faltar.....dias depois fiquei sabendo que um primo bandido o tinha levado a São Paulo ....Pobre criança...Que fim triste deve ter tido.
    Como poderia ser um bom fruto??
    Quantas crianças não passam pelo mesmo fato??
    Uma amiga me contou que sua vizinha dava de alimento p/crianças só leite condensado o dia todo..pois tinha brigado com o marido e prometeu não cozinhar por vingança..pode??
    Imagino vc como padre quanta coisa não ouve...

    ResponderExcluir
  2. Desculpem...desconsiderem o segundo exemplo viajei na maionese.... rsrsr

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO NOVO

COMO CRIANÇAS