A SANTA CRUZ

Deus amou tanto o mundo que enviou seu Filho ao mundo não para condenar, mas para salvar...

A Igreja celebra nesse dia 14 a solenidade da EXALTAÇÃO DA SANTA CRUZ para fazer memória do gesto redentor e salvador de Cristo na cruz.

Resultado de imagem para exaltação da santa cruz

Essa festa faz o re- significado do uso e do valor que se dava à cruz que, naquele contexto, representava a derrota de um projeto ao mesmo tempo em que era usada para torturar e matar criminosos e ou pessoas que representavam um perigo para o sistema.

Jesus foi apresentado em juízo sendo acusado de ser uma ameaça pois disse ser igual a Deus...

Isso ameaçava o sistema por vários motivos. Mas principalmente porque desinstalava a visão teológica do lugar onde Deus estava.

Não mais escondido na eternidade, legitimando as ações do poder.

Não mais posto sob o nome impronunciável da palavra JHWH.

Não mais mancomunado com os poderes.

Não mais fechado no templo sob rituais que mais ocultavam do que revelavam sua presença.

Não mais com medo de tocar doentes e pecadores.

Ao dizer ser igual a Deus recentralizou o sentido da fé. Abraçou os que foram desumanizados e trouxe para a roda a vida de quem mais precisava de Deus.

Por isso ser tão grave as acusações que pesavam sobre Ele: se de fato era igual a Deus todos e tudo teria que mudar. E quem disse que aqueles que tinham vantagens num Deus distante queriam reaprender a olhar e perceber Deus?

Daí a condenação pela cruz.

Pública, dolorosa, humilhante, agressiva...

E por isso sua condenação e morte deveriam dizer a quem acreditou Nele (e aos que viriam a acreditar) que Ele fora um maldito...

A cruz levantada no calvário assume para aquele pequeno grupo que, assustado o seguia, o ponto culminante de suas crises: COMO PODE DEUS MORRER NUMA CRUZ?

Muitos fugiram.

Outros negaram a fé.

E alguns procuraram ler e entender aqueles fatos a partir dos ensinamentos do próprio Jesus. E daí nasce a releitura da cruz: por ela não fomos destruídos nem abandonados por Deus. Mas sim salvos... E nasce também a comunidade dos crentes que não só entendem aqueles acontecimentos, mas resolvem contar tudo aquilo como um testamento oferecido para os que virão...

E aqui estamos nós relendo tudo isso e dizendo: Ó Deus, que para salvar a todos dispusestes que o vosso Filho morresse na cruz, a nós, que conhecemos na terra este mistério, dai-nos colher no céu os frutos da redenção. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo.

Fiquemos bem, Nele.



Comentários

  1. Amém. Oh! Cruz Bendita derramai em nós todo o bem. Compadecei-vos de nós e conduzi- nos à vida eterna.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO NOVO

COMO CRIANÇAS