PRESTAI ATENÇÃO

Muitas vezes aquilo que lemos e entendemos que é a FALA de Jesus acerca da vida, da história e de nós mesmos, fica quase escondido porque ouvimos e nem sempre compreendemos.

Natural que isso ocorra...

Resultado de imagem para os do caminho

Jesus tem uma pedagogia que procura ir nos dando pistas concretas e certeiras sobre tudo isso, mas sem encurtar caminhos ou então, dar a chave pura e simplesmente para que entremos sem um embate pessoal.

É a pedagogia do encontro que se renova a cada momento de toque com Deus e conosco mesmo e com a vida. E a pedagogia da descoberta onde uma coisa leva à outra na medida que nos vai esclarecendo e comprometendo.

Podia ser diferente?

Certamente.

Mas foi assim que Ele preferiu nos salvar...

E quando não compreendemos?

Acontecem várias saídas: vamos embora bravos, desanimados; nos fechamos e fazemos de conta que está tudo bem mesmo que não esteja; viramos as costas e seguimos o primeiro pregador que nos dê papinha bem batida e que nos tira da aflição; ou simplesmente partimos e não mais voltamos.

Não pensem que isso é raro. Aconteceu com muitos no tempo de Jesus.

A grande questão é que precisamos nos abrir à pedagogia de Jesus. Aqui está a principal e mais importante decisão...

E abrir-se significa perceber que as coisas não são como nós queremos ou desejamos. As coisas são de acordo com o projeto de amor que o Pai nos redimiu. E portanto, a escolha pelo método é Dele.

Não é assim que acontece quando escolhemos uma escola para nosso filho?

Procuramos escolher a melhor, com métodos com resultados mais aplicados. No entanto a escola define o caminho que será trilhado pelos alunos para que cheguem ao objetivo que querem alcançar. Daí as inúmeras exigências que a instituição faz para que se aplique o resultado: não tem mágica, tem comprometimento e esforço de todas as partes envolvidas.

Assim é com o Reino...

Veja o texto de Lc 9, 43b- 45.

Jesus fala: O FILHO DO HOMEM VAI SER ENTREGUE NAS MÃOS DOS HOMENS...

Os discípulos não compreendem. MAS POR MEDO NÃO FAZEM AS PERGUNTAS NECESSÁRIAS PARA PODEREM COMPREENDER.

Falta esse esforço de buscar vencer o medo. De entrar na história e buscar as razões para se acreditar. Falta a dedicação e fazer valer os passos que estão dando. Preferem ficar com medo e, não me espanto que na hora da cruz, saíram correndo e deixaram uns poucos com Jesus. 

Como não compreenderam, não se esforçaram para conhecer o dom que estava ali e por isso, a fuga e a dispersão passa a ser o caminho mais fácil...

Precisamos deixar nossa passividade de lado.

Devemos descobrir a busca pelo sentido em nossa vida de fé. 

Nem sempre teremos respostas fáceis e prontas. Mas com certeza teremos novas perguntas que nos levarão a dizer a nós mesmos se queremos ou não permanecer com Ele...

Vejam: é caminho e portanto, exige passos sequenciais.

O medo só nos bloqueia e nos deixa à mercê de quem fala sem nem mesmo ter conhecido...

Vamos ao Encontro???

Fiquem bem.

Comentários

  1. Esse caminho nao é uma reta, é muito cheio de curvas...planicies e vales.Nos colocamos nessa estrada sabendo que nao há placa de retorno nem gps.....esse caminho chamado VIDA pra mlm é um mistério, uma viagem, onde quem tem fé sabe onde chegará e QUEM encontrará .

    ResponderExcluir
  2. Precisamos assim como os apóstolos,ter consciência,de que só podemos realizar atos de libertação, se tb formos libertos das nossas cadeias ou mesmo da passividade que toma conta do nosso modo de agir...Que o Espirito Santo ,nos inspire no comprometimento e dedicação p descobrirmos o sentido da nossa verdadeira vida de fé!!!

    ResponderExcluir
  3. Que lindo! Pena que tantas vezes não compreendemos a beleza das coisas que não são como queremos e assim como os discípulos, fugimos de situações ao inves de aprender com elas. Bom domingo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO NOVO

COMO CRIANÇAS