PARA OS FILHOS OU ESTRANHOS

Os reis cobram imposto dos filhos ou dos estranhos?

Jesus faz essa pergunta para Pedro porque percebe que sua postura de se anunciar como filho de Deus e com os direitos de tal função poderia escandalizar os observadores. Manda pescar e tirar a moeda de dentro do peixe e pagar o imposto...

Jesus parece escolher o caminho do bom senso ainda que isso lhe desagrade e ainda por cima, ainda que isso vá contra a sua avaliação das coisas.

Segundo o evangelista Mateus existe uma denúncia: somente os estranhos pagam impostos...

Como se dissesse que aquele sistema político e econômico estava carcomido por práticas muitos ruins que geravam práticas de corrupção: aos amigos do Rei tudo e aos demais nada.

Engraçado como que isso se perpetuou na história: quem está no poder, independente de partido ou de ideologia política, sente-se no direito de agir segundo esse enunciado: o imposto ou a lei é para os outros e nunca para mim e para os meus.

Triste que isso se perpetue mas também é triste saber que essa lógica ruim na sua prática, é pior ainda porque já está entranhada na cabeça e na vida das pessoas. Acabamos por achar que ser amigo do rei pode nos render alguns benefícios e isso nos impede de buscar lutar pelos direitos e pela justiça.

Quem nunca ouviu ou disse: PODE DEIXAR QUE EU TENHO UM AMIGO QUE TRABALHA NA SECRETARIA TAL OU NO SETOR TAL E ELE FAZ ISSO POR BAIXO DOS PANOS...

E ficamos felizes por quebrar a força da lei e burlar o que seria dever ou direito de todos...

Jesus desmascara essa prática ao mesmo tempo que demonstra que será preciso muita luta para poder adquirir a prática dos direitos coletivos e sociais como algo que beneficia a todos e gera justiça.

Não é à toa que as primeiras comunidades trataram de identificar Jesus como o peixe.

Esse texto nos dá a grandeza da imagem: o imposto que nos cobram pelo dom da salvação foi pago pelo dom da vida que Jesus (o peixe) trazia dentro de si que não só pagou nossos pecados, mas nos garantiu a condição digna de estarmos com Deus e Nele...

Esse imposto cobrado de todos foi pago por Ele.

Bendito Senhor generoso e cheio de amor...Resultado de imagem para peixe com moeda na boca

Fiquem bem.

Comentários

  1. Atualíssimo... somente os amigos tem benesses, se juntam sem pudor pra negociatas, raras exceções no sistema politico, qualquer que seja o partido tem descaramentos. Bom dia. Boa semana.Abraço

    ResponderExcluir
  2. Reflexão bem atual...e que ocorre principalmente em nosso país!!!

    ResponderExcluir
  3. Este texto do Evangelho é mesmo repleto de ensinamentos. Para mim o primeiro deles é a humildade de Jesus ao ser compelido a pagar impostos. Qualquer outro (em posição muito inferior à dele) já teria lançado aquela máxima pra cima do cobrador: Você sabe com quem está falando? Depois a demonstração de caráter ao reconhecer que deviam mesmo pagar o imposto e assim pedir ao apostolo Pedro que fosse trabalhar, pescasse e vendesse os peixes para que pudessem obter o dinheiro necessário ao pagamento do valor devido (penso que é figurativo o ato de retirar a moeda da boca do peixe). Estamos mesmo muito longe de ter sido feito à imagem e semelhança de Deus.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO NOVO

COMO CRIANÇAS