O REINO É

Em matéria de doutrina religiosa nem tudo o que dizemos crer de fato conseguimos entender. Isso pela simples razão que a matéria que a religião lida é a do entendimento e aceitação do Mistério que Deus é e do caminho para chegar a Ele.

Como nosso entendimento é pouco a fé passa a ser a compensação: nem tudo entendemos mas por ela passamos a aceitar e vivenciar os dons desse Mistério.

Jesus sabedor desse nosso processo de aceitação procura ao invés de elaborar tratados teológicos em sua missão, dá-nos pistas de como lidar com essa busca sem grandes neuroses e com uma adesão livre e consciente.

Por isso as parábolas ajudam tanto...

São imagens que facilitam senão entendimento pleno e perfeito, ao menos a aceitação.

O Reino de Deus é como o pescador que arrasta a rede cheia de peixes... diz o texto de hoje (Mt 13, 47- 53).

Resultado de imagem para pescador com rede cheia

A imagem está dada. Agora cabe as aproximações: quem já viu um pescador voltar da pescaria com o fruto do seu trabalho sabe da alegria que está envolta naquele gesto. E sabe também da felicidade em poder transformar aqueles dons em sustento, partilha e oferenda.

Pensar que Deus é esse pescador é poético e faz bem saber que somos recolhidos e acolhidos por suas mãos... Nos faz querer viver com Ele.

Mas da mesma forma que nos faz bem nos assusta pensar que nem todo peixe será oferecido...

Daí a nossa aproximação em perguntar: O QUE FAZ UM PEIXE SER BOM PARA SER OFERECIDO PARA ALEGRIA DO PESCADOR?

No caso do peixe animal é sua característica mesmo. No caso das pessoas é o modo de vida que tiveram enquanto estavam no mar (=mundo), as opções que fizeram e a forma como estabeleceram seus planos.

Dito isso, Jesus pergunta: compreenderam? Ou seja: a imagem é para ajudar a entender, a formular um compromisso para a vida.

Daí Ele acrescenta: o discípulo tira coisas velhas e novas do seu tesouro...

Muito do que sabemos na fé foram nossos antepassados que nos legaram. A eles nossa gratidão por essas coisas "velhas" que nos mantém no caminho da fé. Mas e as coisas de agora, as novas???

Quem tiver ouvidos ouça.

Fiquem bem.
 

Comentários

  1. Muito boa essa reflexão! É realmente assim que penso, quando não compreendemos exatamente o que nos diz a palavra, aceitamo-la pela fé !

    ResponderExcluir
  2. As parábolas ajudam bastante,... e quando não conseguimos entender pela razão, é pela fé que acreditamos na Palavra!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO NOVO

COMO CRIANÇAS