AINDA FAZ SENTIDO?

Em tempos modernos, falar certas expressões religiosas em público ofende muito mais do que dizer certos palavrões. Basta ver o nível dos programas de televisão...

Dizer, como nos pede o evangelho de hoje (Mt 16, 24- 28) renunciar, tomar a cruz e seguir ofende de um tanto que as pessoas ignoram essa compreensão (inclusive em programas ditos religiosos). Preferiam que disséssemos qualquer expressão chula.

Apesar de discordar disso, eu entendo o porque dessa rejeição total.

Em primeiro lugar, tem a cultura da modernidade que insiste o tempo todo que devemos curtir a vida, aproveitar e ser feliz a qualquer custo. E no nosso imaginário, essas coisas não combinam com renúncia e sacrifício e muito menos com seguimento...

Depois tem o fato indiscutível de que nossas experiências religiosas carregaram muito nas cores desses verbos. Renunciar significou em muitos ambientes desconsiderar, descuidar, rejeitar... Tomar a cruz foi feita uma associação com o sofrimento físico impingido a partir de métodos parecidos com a tortura. O seguimento foi visto muitas vezes como um caminho sem atrativo nenhum, de obrigação e peso inexorável.

Com tudo isso, as pessoas preferiram riscar de suas agendasse vidas esses conselhos de Jesus: SE ALGUÉM QUER ME SEGUIR DEVE RENUNCIAR A SI MESMO, TOMAR A CRUZ E SEGUIR.

Resultado de imagem para renunciar a si mesmo e seguir

Mas veja, são conselhos válidos e necessários para cada um que crê.

Talvez não se precise de cores tão fortes e agressivas, mas é necessário entender que a proposta de Jesus é de um amadurecimento do nosso humano a partir de valores que fundamentem nossas opções.

Renunciar significa sair do seu isolacionismo de prazer, onde todas as coisas tem que ser pra lhe trazer retorno prazeroso imediato (coisa que a cultura moderna promete e não cumpre).

Renunciar significa descobrir que o outro (às vezes próximo da gente, às vezes distante) precisa também ser contemplado nas suas necessidades.

Tomar a cruz significa encarar os percalços que a vida lhe apresenta e, apesar das dores e dificuldades que temos, saber que somos convidados a ir adiante, pra frente...

Segui é sempre um convite à desinstalação, a sair do comodismo, a buscar sentido na vida e nas coisas, a querer ir adiante a partir dos planos de Deus e do exemplo de Jesus.

Esses elementos ainda que retirados das nossas preocupações diárias, são perfeitamente saudáveis e necessários para nosso crescimento. Sem eles, nos tornamos egoístas, egocêntricos, fechados em nossos próprios gostos e incapazes de enxergar além do próprio umbigo.

Bendita Palavra que nos retira dessa pasmaceira que ilude, engana e não ajuda a crescer.

Fiquem bem.

Comentários

  1. Reflexão muito verdadeira.. Renunciar a si mesmo,tomar a cruz e seguir ,são poucos os que conseguem realiza-la...ainda mais nos dias de hoje,onde o prazer e os bens materiais falam mais alto!!!

    ResponderExcluir
  2. Incrivel como vc aborda esse tema. Perfeito! Às vezes penso nisso ( jamais teria a capacidade de escrever sobre esse assunto) mas, percebo umas palavras na boca de amigos (não na tv) que nada tem a ver com cruz/ sofrimento/ dor/ ou renuncia-------- Sao palavras de puro otimismo que muitas horas estáo muito fora do momento da conversa, como vitória - sucesso - prosperidade - e pensando nessas palavras esquecem do próximo...mesmo desses que estao do ´´nosso lado´´. Bom dia Pe Luis.....Abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO NOVO

COMO CRIANÇAS