TRABALHADORES DO REINO

Não são poucas as vezes que, ao ler os Evangelhos, tomo algum susto.

Algumas vezes por me fazer repensar o que acreditava já ter entendido. Outras, por descobrir o que estava oculto no meu entendimento. E com certeza, muitas vezes por achar que a Palavra é "dura e seca" demais para lidar com minhas expectativas.

Hoje é um dia que se enquadra no terceiro caso...

Em Lc 17, 7- 10 lemos uma espécie de iconoclastia: quem vai chamar um empregado para jantar e descansar depois que ele fez o seu dever? E termina: assim somos nós diante de Deus: servos inúteis.

Sem nenhum mi-mi-mi sempre acho que Deus não pode nos tratar assim, não porque eu não quero, mas porque tudo o que sabemos sobre Ele o impede de ser rude e desmerecer quem somos.

No entanto é a minha visão contra a Palavra escrita...

O melhor é tentar entende-la!

Resultado de imagem para trabalhadores do reino de deus

Deus poderia realizar toda a sua obra sem nenhuma colaboração nossa. Mas Ele quis fazer do outro jeito. Quer contar com cada um e com todos. Isso me obriga a entender que sou necessário como quem colabora e portanto, não pode e não deve se arvorar como dono da obra.

Depois, há a necessidade de não criar um circulo vicioso onde só fico porque sou reconhecido. Afinal, haverá situações em que me sentirei contrariado nesse serviço (vide o fato de ter pessoas moralmente condenáveis entrando primeiro no Reino dos Céus).

Por fim, é preciso se discutir o alcance do meu sim.

Naquela cultura o trabalhador não ficava no seu emprego apenas em troca do salário. Era uma prova de fidelidade ser bom empregado e, mesmo sem ser reconhecido, manter-se no posto.

O reino nos pede a mesma dinâmica: ser colaborador, sem esperar reconhecimento e demonstrar fidelidade ao projeto. O resto é com o Pai amoroso...

Fique Bem. 

Comentários

  1. E o Pai Amoroso tudo sabe/tudo vê. 🙏

    ResponderExcluir
  2. Devemos fazer o máximo que conseguirmos pelas pessoas ,sem esperar nada em troca...daí nossa consciência estará tranquila..o resto é com Deus..Assim.. não nos sentiremos servos inúteis.
    Por isso mesmo acho complicado ler a Bíblia...sinto que não possuo o necessário conhecimento p/ compreende-la...e não escondo isso de ninguém..Vejo que certas pessoas se vangloriam em dizer que leram, dezenas de vezes.,..porém tenho certeza,que não conseguiram compreender muitas mensagens...e leituras...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO NOVO

COMO CRIANÇAS