O IMPORTANTE É O CONVITE

Saber qual é o seu lugar à mesa.

Resultado de imagem para mesa eucaristica

Lucas relata uma refeição que Jesus faz na casa de um dos chefes dos fariseus em dia de sábado. Nessa cena, ele relata que há a observação por parte de Jesus sobre a escolha dos lugares.

Aí vem uma parábola...

É muito difícil do ponto de vista das regras sociais saber qual é o nosso verdadeiro lugar nos eventos sociais. Tudo depende de nossa interação com os responsáveis da festa, nossas roupas, o cargo que ocupamos e por aí vai.

Mas para nós brasileiros isso é um pouco mais difícil ainda.

Sob a alegação da espontaneidade, quase nunca levamos em conta esse lugar que nos pertence de fato. Parece que gostamos da ideia de que tudo pode e tudo fica bem.

Mas não é bem assim.

Num almoço na casa da família é importante que o lugar da precedência seja dado a quem merece para que a família reconheça sua importância mas também para que a pessoa se sinta reconhecida.

Numa festa de casamento, por mais que eu queira sentar em qualquer lugar, sempre é bom respeitar a lógica dos noivos que fizeram um plano para aquela festa e, por mais que eu me sinta digno de estar em destaque, talvez não esteja e não tenho o direito de quebrar o encanto.

Mas isso tem a ver com nossa cultura e não sei se damos conta de mudar isso...

O que sei que do ponto de vista espiritual isso também deve ser respeitado e aí, a história é com Deus.

A mesa à qual todos fomos chamados (felizes os convidados para a ceia DO SENHOR) é lugar de acolhida e de alegria. Não se pode roubar o lugar das pessoas achando-se maior ou melhor que os demais.

E não se trata de lugar físico e geográfico apenas...

Trata-se de lugar espiritual mesmo.

Pensam muitos: QUEM FULANO PENSA QUE É PARA ESTAR NA FILA DA COMUNHÃO. Ou então: O QUE ADIANTA VIR REZAR AQUI E DEPOIS FAZER O QUE SE FAZ. Ou ainda: ESTOU AQUI HÁ MAIS DE 20 ANOS E AGORA FULANA CHEGOU E JÁ QUER MANDAR.

O que não nos damos conta (e por isso Jesus conta a parábola) é que a mesa é para todos e não importa muito o lugar onde se senta. O importante é se sentar e se alegrar com o convívio, com a presença do Pai, com o banquete oferecido...

E se alegrar com a alegria dos outros é tão difícil não é?

Porque passa por nossa cabeça aqueles critérios que determinam quem é VIP e quem não é.

Eu sempre fui católico e portanto, em tese, deveria ser mais bem posicionado à mesa do que os que agora estão chegando...

Mas o dono do banquete tem lá seus critérios que, pode nos parecer absurdos, mas são justos e corretos.

Se fores convidado, senta no último lugar (não pense em lugar físico) porque se o dono da festa o quiser chamar mais para perto, Ele o fará e isso será motivo de alegria para você e para os outros. Diferentemente se você se apossar dos primeiros lugares e depois, chegando quem for mais importante que você a cadeira for solicitada e você ter que ir para o fundo da sala. Humilhante não pelo lugar, mas pela prepotência que se abancou sobre sua vida...

Na festa da Eucaristia a gente tem que saber que o importante é o convite. Lugar para sentar-se sempre teremos. O dom oferecido sempre chegará a todos. Mas o que não pode, é querer o lugar que não é nosso...

Fiquem bem.

Comentários

  1. Não devemos nos sentir melhor que ninguém..nem fisicamente,nem geograficamente, e nem espiritualmente.. bem lembrado!!!

    ResponderExcluir
  2. complementando: No lugar da festa de Eucaristia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO NOVO

COMO CRIANÇAS