O QUE SE QUER DE FATO

Declarar-se cristão para muita gente é motivo de orgulho. Batem no peito e sentem-se mais fortes com isso. Mas o que ainda parece não ter sido compreendido é o fato que ter esse título é apenas uma etapa do verdadeiro seguimento.

Definir-se como cristão é dizer do nosso papel social face às inúmeras possibilidades que as religiões nos oferecem. É papel social à medida que se relaciona com os outros possíveis lugares que poderíamos ocupar.

Mas não é tudo!

Nem poderia ser.

É preciso além de definir-se socialmente estabelecer os passos de quem caminha ou não nas estradas de Jesus. Por isso Lucas nos oferece a reflexão hoje sobre "saber calcular" se com o que tenho consigo construir a obra toda ou consigo vencer a guerra contra o exército oponente.


Imagens fortes sem dúvida, mas esclarecedoras.

Caso queira construir uma obra de grande porte (minha salvação, por exemplo) preciso saber se terei como dar cabo ao objetivo para não ter que deixar a obra inacabada. E caso não tenha, perguntarão alguns, é preciso saber como adquirir esses elementos que faltam.

O pior não é não ter... o ruim de fato é não buscar adquirir. O que na linguagem dos Evangelhos seria o mesmo que não seguir Jesus e Dele aprender.

Não se trata de fazer um cálculo frio e mercantil. Trata-se de ser uma pessoa que assume o risco e alimenta um sonho e ir atrás do que faz valer a pena a vida.

Em outras palavras, para o cristão, salvar-se é o que faz vale a pena essa vida e portanto fará todo esforço para poder completar sua obra...

A mesma lógica vale para o chefe de exército que precisa calcular as consequências da batalha.

Num mundo tão desestimulante como o nosso onde o apelo é justamente SE DER CERTO TENTE OUTRA COISA as palavras de Jesus podem parecer duras demais. Mas é apenas um convite para se ser coerente e responsável com suas opções.

Fiquem bem.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO NOVO

COMO CRIANÇAS