E SE FOSSE COMIGO?

O que é um subtexto?

Segundo o dicionário on line, subtexto é "Mensagem implícita ou subentendida naquilo que alguém diz ou escreve".

O subtexto tem uma importância grande na literatura porque ele "força" o leitor ou expectador a buscar por aquilo que está escondido na cena e portanto, a real mensagem que se quer passar.

Nos Evangelhos isso não é diferente. As cenas relatadas pelos autores estão cheias de subtextos que nos ajudam a compreender o que de fato está se querendo dizer e aprofunda de modo especial a fé.

Na cena de hoje, Jesus vai jantar na casa de um dos chefes dos fariseus. Subtexto: Jesus não só não tem medo e muito menos preconceito pois se senta à mesa até com quem trama a sua morte.

No jantar está à sua frente um homem hidrópico. Hidropisia é algo parecido com endema que pode ser localizado ou generalizado. Subtexto: o que que um doente tão grave assim está fazendo num jantar na casa de um fariseu (que se considera mais limpo que os outros) e posto bem à frente de Jesus?
Resultado de imagem para Jesus cura um hidropico

Jesus chama o doente sem nada perguntar, toma-o pela mão e faz a cura mandando ele ir embora. Subtexto: Jesus entende a pegadinha e aceita fazer o que a sua consciência manda. Fazer o bem, curar ainda que seja para depois ser questionado e cobrado por não respeitar a lei do sábado.

Vejam como tudo muda de figura quando vamos desfolhando a cena e buscando compreender os fatos à luz do nosso entendimento sobre Deus e sua ação.

O que era pra ser um constrangimento para Jesus e sua missão se torna uma grande oportunidade de evangelização e ação da graça.

Para Ele as coisas são bem claras e transparentes: me convidaram para jantar eu vou, colocaram um doente para me constranger eu ajo com a docilidade do Espírito, me chamaram para me pegar numa contradição da missão, eu digo o que minha consciência pede...

Mas na cena tem um texto que não é subtexto...

Jesus desmonta a maldade dos fariseus (e eu diria que a nossa também porque estamos sempre fazendo pegadinhas para "pegar" Deus numa contradição): se fosse seu filho (valor afetivo) ou seu boi (valor financeiro) que tivesse caído num buraco num sábado o que vocês fariam???

E eles não puderam responder nada!

Assim como nós!

Fiquem bem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO NOVO

COMO CRIANÇAS