NÃO É O CARPINTEIRO?

Resultado de imagem para carpintaria

Quem é esse que fala com tanta sabedoria?

Não é por acaso o filho do carpinteiro?

E essa sabedoria, de onde lhe vem?

Foi assim que a comunidade onde Jesus nasceu e cresceu começou a perceber que um dos seus filhos, havia rompido as barreiras do preconceito, do medo e da inferioridade.

Os nazarenos eram mau vistos por serem de categoria inferior aos demais judeus.

De lá poderia vir coisa boa?

Provavelmente não, afinal, os próprios moradores de Nazaré já estavam acostumados a se sentirem rechaçados. E quando nem a gente mesmo acredita na gente, fica difícil esperar o respeito dos outros.

Jesus havia saído cedo de la e quando volta, fala como quem tem autoridade, faz milagres e cura pessoas. Consegue amealhar seguidores e anima as pessoas numa caminhada libertadora face ao rosto de Deus. Isso escandaliza e ao mesmo tempo, confunde.

Por isso as pessoas se armam com preconceitos e estereótipos. Fica mais fácil aceitar a não compreensão de quem seja o outro se ele for desconfirmado e ainda por cima, acusado de incapaz, de louco. Isso persiste entre nós.

Mas o próprio Jesus se surpreende com essas barreiras: se assusta com a falta de fé daquelas pessoas.

O preconceito e o fechamento impede inclusive que enxerguemos a ação de Deus. Daí ir embora sem fazer grandes milagres.

Sinto muito isso em nosso meio.

Preconceituosos que fomos ensinados e perpetuamos a ser, deixamos de enxergar a ação de Deus por puro medo e conformismo. Parece que do meio de nós nada de bom poderá sair...

Rezemos no dia hoje pedindo a capacidade de enxergar com olhos livres e desmascarados de qualquer forma de julgamento e punição. Sejamos dóceis ao Espírito e permitamos que a sabedoria de Deus atue no meio de nós.

Amém.

Fiquem bem.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO NOVO

COMO CRIANÇAS