DICA DE LIVRO

A gente depois que se acostuma a morar sozinho desenvolve alguns hábitos que, se não nos denunciam como loucura, servem ao menos para nos manter minimamente lúcidos.

Resultado de imagem para narrativas misticas

Na minha vida procuro fazer algumas coisas que, teria vergonha de faze-las na frente de outras pessoas e acho que até comentar seria difícil. Mas uma delas penso que será oportuno contar: eu dou poder de vida a objetos inanimados.

Calma. Não pensem que eles se locomovam ou que falem vozes estranhas. Não chega a tanto.

Mas gosto de conversar com os objetos e imaginar que eles estão me lembrando de coisas ou pedindo realizações ou então, me cobrando o que deveria ter feito e não o fiz.

Loucura? Não sei. Mas pra mim funciona e é o que basta por hora.

Tinha um livro que estava numa situação muito ruim desde outubro passado.

Começava a lê-lo, ficava tocado e logo tratava de guarda-lo para que as palavras lidas encontrassem eco em mim.

Mas hoje ele se enfezou e começou a gritar comigo pedindo para que eu acabasse a leitura. E fiz isso.

Deixei as coisas da casa que precisavam de cuidados e sentei-me para ler o que me faltava do livro NARRATIVAS MÍSTICAS da Professora Maria Clara Bingermer e do Professor Marcus R. Pinheiro (Ed Paulus, 2016).

O texto exige realmente fôlego pois é um arrazoado dos melhores pensadores místicos do ocidente cristão.

O livro parte de dois esquemas que me pareceram muito úteis na leitura:

> primeiro se divide em períodos históricos (antiguidade, média, moderna e século 20): isso ajuda demais na busca por compreender o período e mergulhar com mais consciência nos poemas e textos dos autores apresentados.

> depois, em cada período histórico se escolhe alguns dos principais e traz um perfil daquele autor que auxilia os não familiarizados com tal literatura a conhecer o autor antes de entrar na leitura dos principais textos destes.

Em tempos de secura espiritual e de deserto social, esses textos nos coloca em sintonia com o mistério de Deus e permite que repitamos junto com o salmista A MINHA ALMA TEM SEDE DE DEUS...

Fica a dica.

Fiquem bem.

Comentários

  1. Secura espiritual/ deserto social........ Aonde achou isso??? Inspiraçao? ////Tem hora que sinto isso! Sao sentimentos que surgem e desconheço a razão deles.. Penso que a secura é a falta de Fé- ------mas, o deserto social deve ser a economia que estamos fazendo em mostrar os nossos sentimentos , nossas emoções, aí vamos nos isolando ....entristecendo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO NOVO

COMO CRIANÇAS