QUE SORRISO É ESSE?

Tem dias que o tempo me proporciona uma das coisas que mais tenho gostado de fazer: garimpar.

E a net tem sido uma grande aliada, pois além de abrir caminhos para ideias e iniciativas diferenciadas, também facilita a rápida informação e, quando a coisa interessa, não ficar na superficialidade das coisas. Ir atrás de contrapontos e novas visões ajuda a construir nosso conhecimento.

Hoje foi um dia desses.

Apesar das inúmeras tarefas que tinha pela frente, consegui buscar muitas coisas que estava precisando pesquisar para um projeto novo que estou encabeçando.

Qual não foi minha surpresa que agora, quase no final da tarde, me deparei com um portal de notícias e uma foto que praticamente me fez pensar que não era verdade. Mas era, porque vivi aquela época.

A foto é essa:

Resultado de imagem para foto das paquitas

Explico meu espanto:

Observem a composição das sete meninas que ajudavam Xuxa no seu malfadado programa: loiras, brancas, sorriso fabricado e com um filtro de câmera para valorizar ainda mais a ausência de contrastes.

Não era a cara do Brasil. Não consigo entender como aquilo gerava uma comoção nacional em torno da Rainha e suas vassalas, mas não consigo entender essa busca quase frenética de reviver esses anos 80 como se fossem a cereja do bolo.

Algo me diz que estamos sem direção.

Eu não quero voltar para um Brasil sem legitimidade.

Um Brasil aloirado para definir um projeto de sociedade de supremacia.

Um país incapaz de ver a fome que ronda as ruas... era absurdo o convite que Xuxa e suas meninas faziam logo pela manhã: SE SEU CAFÉ DA MANHA FOI LEITE E PÃO, PEÇA PRA MAMÃE COMPRAR O NOVO IOGURTE SEI LÁ O QUE...

E todos choravam porque ela vinha numa fantasiosa nave espacial. E todos choravam quando partia para seu reino inacessível.

E agora choro eu em pensar que tudo isso fez sucesso e, por motivos que ainda não me são claros, estão batendo novamente à porta e dizendo que querem entrar novamente.

Mas fiz um link com a foto vista e os sorrisos forçados justamente com a série de escândalos sexuais que têm sido denunciados por atrizes de Hollywood. E não pude deixar de pensar que um dia ainda veremos essas coisas aparecem também sobre esse programa e outros que ficaram na lembrança imaculada de gerações.

Talvez daí entendamos o riso triste que elas forçam para sair na foto. A mim não convence...

Fiquem bem.

Comentários

  1. Nossa tv sp foi um jeito de criar ilusões e faturar////cada apresentador (a) de seu modo ...fabricava ilusões e vendia produtos. Lamentável ter Xuxa e Regina Casé ....uma enganando com loiras -outra com afros.......Em tempo: vi Regina apenas um dia na casa de uma amiga -fiquei abismada com umas perguntas que deixavam o entrevistado até humilhado!!!!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza ser paquita da Xuxa era um sonho de muitas meninas....

    ResponderExcluir
  3. Nossa fez muito parte da minha infância e, infelizmente, do meu estereótipo de beleza e felicidade na juventude. Hoje consigo ver exatamente o que você descreve e só espero que minha filha tenha outras referências muito mais livres e reais do que essas.

    ResponderExcluir
  4. Ela assim como outros tb ...sempre tentando iludir as pessoas,criando um mundo irreal!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO NOVO

COMO CRIANÇAS