O ESCORPIÃO E O SAPO CURURU

"Era uma vez um Escorpião que queria atravessar para a outra margem do rio, então pediu ao Sapo que o levasse até lá. O Sapo muito desconfiado, ainda disse:
Se eu te levar até lá corro o risco de ser picado por ti Escorpião.
O Escorpião
com muita lábia, disse ao Sapo: Não temas "amigo" Sapo. Se eu te picar nós dois morreremos afogados, por isso podes confiar em mim...
O Sapo pensou... pensou...e viu que até tinha uma certa lógica. Então resolveu ajuda-lo.
Porém, no meio da travessia, o Escorpião picou o Sapo que agonizante e sem acreditar virou-se e disse:
Então Escorpião, tu prometes-te que não me irias picar...! Agora ambos vamos morrer afogados!
O Escorpião, com os olhos incandescentes, ainda teve tempo de dizer:
Desculpa lá ó Sapo...Mas esta é a minha Natureza."


Lembro-me de ter lido essa história quando estava na quarta série primária e a professora Dona Vera fez conosco um trabalho sobre lendas e estórias. Na minha memória tenho a imagem de que fiquei bravo por ter que ler essa e ainda ter que tirar uma moral que pudesse engrandecer o grupo.

Na minha cabeça não cabia a ideia de uma natureza que se impõe a ponto de matar quem te fez bem. Mas era assim, dizia a professora, se o escorpião não tivesse ferido o sapo deixaria de ser quem ele é...

Confesso que era indigesto. Mas a vida ensina e a gente aprende a ver as coisas com menos rigor e com mais amplitude e, ainda que num primeiro momento o escorpião seja o vilão da estória deveríamos nos perguntar porque o sapo não se recusou a dar carona...

Seja como for, pensei nisso tudo nesses últimos dias.

A Rede Globo (cito ela, mas acho que cabe aos grandes meios de imprensa) sempre foi na minha maneira de entender um escorpião sempre disposta a pedir carona.

Quando ela (eles) vê uma oportunidade de se aproveitar de algum movimento social ou de algum tipo de manifestação cultural, lá está ela a pedir carona e a prometer que não fará mal nenhum aos sapos que a quiserem carregar.

Cito alguns exemplos só para justificar o que acabei de dizer.

Quando surgiram em outros canais apresentadores e projetos de programas que se diferenciavam do seu padrão Globo de qualidade e ela percebeu que a audiência destes canais estava aumentando, logo tratou de ir contratando um a um e desmontando o potencial de opção da tv brasileira. Foi assim com Serginho Groismann, com Luciano Huck, com Fausto Silva, com Ana Maria Braga e com Jô Soares. Lembro que alguns destes que se venderam pelo canto da sereia chegaram a ficar anos de molho sem programa na Globo só para não ter concorrência com seus interesses.

Quando começou a surgir os primeiros bailes funks e estes começaram a ganhar o gosto principalmente do povo das periferias, o que fez ela? Tratou de colocar bailarinos negros no Show da Xuxa e a loira que se diz rainha, começou a invocar gírias dos morros cariocas. Pra que? Pra que a cultura do funk fosse batizada e aceitada como algo tolerável pela classe média branca.

Recentemente iniciou o mesmo processo com os ditos Youtubers (apresentadores que têm canais com milhões de seguidores no Youtube). Viraram figurinhas repetidas nos programas da Globo e logo acharam que estavam virando estrelas...

Até com a religião ela fez isso...

Chamou para seus muros os padres cantores, criando contratos milionários para eles e seus séquitos. Transformaram o canal de evangelização numa linha de shows e não se sabe mais quem são esses homens, cantores, showmen ou ministros da Palavra.

Mas o escorpião que sempre feriu os sapos que cedem aos caprichos das boas intenções agora está sendo picada e ela não sabe muito bem para onde vai.

Em 2013 ela abriu seus holofotes para os meninos do MBL (Movimento Brasil Livre) e para os animadores de passeata VEM PRA RUA.

Seus noticiários ficaram a disposição das rebeldias que essas gangues faziam e ela aplaudia e vendia a ideia de que nada de novo além deles havia surgido debaixo do céu de estrelas que ela comanda.

Não julgo os movimentos porque não os conheço bem e nem sei seus reais propósitos (li algumas coisas esses tempos e fiquei estarrecido com a quantidade de bobagem que dizem e que todos compram como sendo água de boa qualidade) mas julgo o processo.

Naquele momento de manifestações e total perda do bom senso a Globo e os outros órgãos de imprensa pegaram carona nos sapos para se postarem de preservadores dos valores democráticos e da justiça. A Globo achava que poderia ser o escorpião que logo depois daria o bote e mataria os mesmos e ela reinaria soberana como sempre fez.

Mas não é que o escorpião caiu do cavalo ( ou melhor do sapo)?

Esses movimentos fascistas deram o bote no velho escorpião...

Primeiro começaram a se unir à bancada da bíblia e da bala no congresso. E todos sabem que esses deputados e senadores sempre alardearam a moral e os bons costumes. Num processo desencadeado pelo judicialismo na democracia começaram a entrar por todos os poros abertos par amoralizar o país. E a Globo começou a se ver a perder público pois suas produções digamos, nem sempre gozam de boa saúde moral.

Depois iniciaram uma luta brutal pela desinformação. Começaram a entrar na justiça pedindo cancelamento de exposições e punição a artistas que praticam artes imorais.

Ainda, elegeram prefeitos totalmente arredios à cultura popular e começaram a tirar verbas de movimentos que a Globo levava vantagem (vide o carnaval do Rio).

E agora estão numa campanha ferrenha para colocar a população contra aquilo que a Globo faz e diz (vide a reportagem do Fantástico do último domingo que tratou da questão do gênero).

O escorpião agora descobre que os sapos que antes davam carona eram na verdade de uma espécie venenosa (sapo cururu) com capacidade de esguichar veneno e matar.

A Globo e os outros meios de imprensa tentam se mobilizar pela liberdade que nunca quiseram ter para os outros, somente para si e descobrem que já estão paralisados pelo veneno do cururu.

Ai, ai. Onde está o bom senso?

Fiquem bem.




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO NOVO

COMO CRIANÇAS