O PECADO QUE NÃO TEM PERDÃO

Muitas pessoas foram educadas para fazer com Deus uma espécie de contabilidade salvadora. Dirige suas vidas sempre na perspectiva de tentar ganhar pontos para a vida eterna.

Não digo que isso seja de todo ruim. Mas isso é viciante e quase sempre faz a gente ficar devendo...

Explico:

Imaginemos que o nosso amor a uma pessoa esteja condicionado a alguma obrigação. A tendência é ao aparecer situações em que a obrigação diminua ou desapareça que não amemos mais. Um filho que só obedece seu pai porque senão será castigado tem a tendência ao não estar mais sob o peso do castigado de não amar mais também. Uma pessoa que só obedece os sinais de trânsito porque senão será multada quando observa que não tem câmera ou fiscal comete as maiores infrações.

A equação é a mesma com relação a Deus: caso eu só obedeça a Deus porque senão terá alguma consequência a minha vida fica restrita a um amor que depende do castigo ou do peso do mesmo. Entradas e saída, vejo o saldo que sobrou e o que tenho que implementar para alcançar o objetivo pretendido.

Não se faz por gratuidade ou por confiança e entrega. Age-se sob o efeito do medo e da coerção.

Mas onde entra a história de QUE TODOS OS PECADOS CONTRA OS HOMENS SERÃO PERDOADOS MAS CONTRA O ESPÍRITO NÃO TERÁ PERDÃO?

Simples: a noção de Espírito na Bíblia é de sopro ou de energia que faz a vida existir. O Espírito Santo é o sopro de Deus que nos faz existir para Deus. Recebemos o sopro que nos dá força, ânimo, coragem e nos voltamos para Deus e agimos sob sua inspiração (não lembra o mesmo exercício de respirar?).

Quando peco contra o Espírito ajo de forma a não deixar esse sopro atuar em mim ou ao meu redor. Vivo, mas já não vivo a partir da Graça e não assumo mais a força que me faz existir.

Pecar contra esse sopro não tem perdão porque a vida deixa de fruir em mim e portanto, rompo deliberadamente contra a ação de Deus ao meu favor.

E como se faz isso?

Não são ações em específico. Mas é o modo de vida onde aquilo que gera a existência faz caminhar ou faz romper com a Graça.

Esse pecado é terrível porque ele ignora nossa possibilidade de ser de Deus e daí, todos os outros erros que daí decorrem. Ele não tem perdão porque não tem espaço para Deus comunicar sua graça salvadora.

Pecar contra o Espírito de Deus significa fechar-se a qualquer sentido na vida e qualquer desejo de ir adiante e caminhar com  coragem.

Pecar contra o Espírito de Deus significa declarar não necessitado da luz e da graça.

Pecar contra o Espírito significa viver como se já estivesse morto, sem alegria, sem ânimo e sem disposição para sorver da vida aquilo que ela tem de melhor.

Sem sentido, sem eEspírito, sem Alma, Sem Deus....

Esvaziar-se do sopro é morrer para qualquer possibilidade de recomeço.

Resultado de imagem para Sopro de Deus

Voltando ao exemplo da contabilidade, mais importante do que coisas que possam demonstrar nossa abertura ao Espírito de Deus é importante desenvolver uma mística onde o amor de Deus movimenta tudo o que sou e tenho. Seu sopro percorre tudo o que vivo e portanto, sem se preocupar com entradas e saídas, vivo mas já não sou eu que vivo é Ele que vive em mim.

Fiquem bem.

Comentários

  1. Peco contra o E.Santo toda vez que não trato bem o meu próximo ...nem a mim mesmo...pois peco contra o Amor e a Graça!!!

    ResponderExcluir
  2. Sempre achei difícil de entender esse Evangelho... ficava pensando o que seria tão grave a ponto do Deus que eu creio que é pura bondade e perdão, não admitir. Na minha mente pequena pensava que se tratava de alguma ação específica e ainda questionava Deus por não perdoar tal ato. Só através do seu olhar pude entender algo tão simples, não é Ele quem não nos perdoa mas nós que nos fechamos ao Seu perdão. Isso é percar contra o Espírito, se fechar para Deus. Obrigada por mais este ensinamento. Abc.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO NOVO

COMO CRIANÇAS