TRISTEZA E ALEGRIA

Jesus quando estava se aproximando do tempo em que viveria intensamente a sua Paixão, procurou fomentar na comunidade uma esperança que vencesse o medo e a incerteza.

Ele sabia que seria difícil para aqueles homens e mulheres que foram se sentindo atraídos por sua mensagem e prática, entenderem e aceitarem os acontecimentos que viriam a seguir. Por isso tratou de dizer coisas que, no primeiro momento pareciam desconexas (pois Ele era o Filho de Deus e portanto, poderia destruir todos os seus inimigos) mas que depois dos acontecimentos do Calvário começaram a fazer todo o sentido na busca de viverem a fé que tanto os inspirava.

Por isso foi dando pequenas doses de amor e consolo à comunidade e foi ensinando a ler os acontecimentos a partir da esperança que não decepciona.

No texto de \João (16) que lemos hoje Ele diz: VÓS FICAREIS TRISTES, MAS VOSSA TRISTEZA SE TRANSFORMARÁ EM ALEGRIA...

Gosto dessa pedagogia honesta.

Jesus não fica escondendo as dores do caminho e nem os momentos que nos entristeceremos e sofreremos dificuldades. Elas existem e estão no caminho de todos, com maior ou menor intensidade, elas estão junto a nós.

Mas quem olha com o olhar da fé vai descobrindo aquilo que o alimenta e vai vendo que as lágrimas choradas podem servir para regar o que de novo há de brotar. E quando fazemos isso, aquilo que era dor e tristeza e abandono, se transforma numa demonstração de graça e força e coragem e ânimo. Vós ficareis tristes, mas vossa tristeza se transformará em alegria...

Não como uma promessa vazia e oca.

Mas como um caminho de releitura dos dias que vivemos e um colocar nosso olhar em algo que está além de nossas próprias forças.

Alcione canta um samba delicioso que diz QUE ACIMA DE DEUS NÃO TEM NADA...

Descobrir essa mística é descobrir o significado de cada coisa e de cada momento como uma grande oportunidade de ir adiante, em frente sabendo que acima de Deus não tem nada...

É mística que move o coração de quem crê que Ele está no meio de nós.

Fiquem bem. 

Comentários

  1. ELE está no meio de nós, nos corações das pessoas de fé. Deus é amor e justiça- Tudo pode!!!!

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde Padre! Mesmo com todas as dificuldades aí o Senhor com suas palavras nos conforta aqui. Deixar tudo para se entregar a serviço de Deus é a mais bela resposta de amor que alguém pode dar. Ao entregar -se nas mãos de Deus como instrumento para ser usado por Ele, como e onde Ele quiser o Senhor se faz o próprio Cristo. E sua alegria de servir é maior que todos os desafios! Que Deus sempre te abasteça de coragem e perseverança Abraço!

    ResponderExcluir
  3. A chave de ouro,p/viver nesse mundo,é procurar não se abater diante das aflições,pois cremos Nele e ele sempre estará conosco e nos amparará...

    ResponderExcluir
  4. Reflexão maravilhosa que enche o coração de ânimo e certeza de que tudo é possível ao que crê.
    Obrigada por ser sinal de Deus em minha vida.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO NOVO

COMO CRIANÇAS