ENCANTAR E CONHECER

Todo processo religioso que de fato valha a pena passa pelo encantamento com a pessoa de Jesus e logo em seguida, com o aprofundamento de quem Ele é, o que propõe e para onde nos convida a andar.

Muita gente se encanta muito facilmente... Às vezes num encontro, outras num acontecimento triste da vida, outras ainda porque descobrem a religião e acabam por encontrar o tesouro de suas vidas.

Mas nem todo mundo aceita aprofundar a fé...

E isso é completamente estranho porque, sem esse aprofundamento, o encantamento tende ou a se dissipar e virar decepção ou então, ficamos sempre num fé inacabada sem profundidade e, por consequência, sem raízes para suportar as dificuldades que a vida nos apresenta.

Encantar-se é deixar tocar pela intimidade e pela beleza da pessoa de Jesus. Aprofundar é amar de um tanto que se acaba por querer conhece-lo mais e mais afim de tornar-se íntimo não só da ideia que se fez Dele, mas do seu projeto e do seu caminho.

Basta que olhemos para os evangelhos...

Jesus quando chama os discípulos os chama procurando demonstrar a grandeza e a beleza da missão. Pensemos: Ele passa e diz SEGUE-ME. Tem algo de místico nisso, tem algo não explicável que somente quem se deixa tocar acaba se levantando e pondo a mão no arado.

Mas o processo de seguimento exige que se faça parte de um grupo e que esse grupo se disponha a caminhar e conhecer Jesus de perto. Esse é o desafio do aprofundar.

Voltamos ao tempo comum de nossa liturgia e com os textos bíblicos que vamos ouvindo e meditando vamos descobrindo também um caminho para nosso aprofundamento.

Hoje lemos Mc 9, 30- 37: Jesus apresenta ao seu grupo de seguidores um olhar para o que vai acontecer com Ele no caminho da missão: será preso, julgado e morto...

O desconforto é imediato no grupo pois além de não entenderem o que isso significava (afinal, queriam que Jesus fosse um Messias nos moldes da piedade popular daquele tempo: forte, invencível, com exército pronto para defende-lo, etc) eles também se sentem amedrontados pois com as palavras de Jesus dá-se a impressão que estavam fazendo parte de um grupo de ilegais...

E discutem pelo caminho (observem que é pelo caminho) o que aquilo significava e se valia a pena continuarem arriscando suas reputações e vidas.

Jesus sabe o quanto isso apavora e sabe também que para sair da fase do encantamento é preciso conhecer. E oferece-lhes uma chave de leitura que poderá abrir-lhes o caminho do aprofundamento da fé.

Jesus demonstra que o Messias que Ele é retoma a tradição antiga de não ser servido e de colocar-se como o último se for preciso para fazer bem às pessoas. E aproveita de uma imagem para ensinar-lhes: a criança, expressão de insignificância na cultura judaica, agora é sinalizadora de quem recebe ou não a boa nova do Reino: QUEM ACOLHE UMA CRIANÇA (UM DESPREZADO) EM MEU NOME, A MIM ACOLHE. E QUEM ME ACOLHE, ACOLHE NÃO A MIM, MAS AQUELE QUE ME ENVIOU...

Encantados com Ele, precisamos aprofundar nossa fé para que seja madura e capaz de ações transformadoras...

Fiquem bem.

Comentários

  1. Bom dia Padre! Suas mensagens nos encanta e desperta em nós cada vez mais a vontade de conhecer Jesus e segui -lo. Nossa grandeza está em servir de fato e nossa disponibilidade para todos é que mostra nossa efetiva disponibilidade para Deus! Abraços! Fique bem também!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. O Contentamento é essencial...Mais p/ que seja pleno, precisamos realmente buscar o conhecimento de uma fé nova, que brota pela a experiência do amor de Deus: é está sempre na intimidade desse amor. Que nos impulsiona a segui-lo, levando-nos, a pôr a mão no arado.

    ResponderExcluir
  4. Tantos foram (e são )os ensinamentos Dele, mas acolher quem precisa é fundamental ... Pequenas ações, sao vias de mão dupla: bom pra quem foi acolhido/melhor pra quem acolheu.....pq há um sentimento de "utilidade".Assim:""" hj fui util."""

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde.pe
    Como vc bem disse:se encantar com Ele é fácil,mas ser capaz de agir p/ transformar..é que exige mais de nós...Depende de nosso esforço,generosidade,e aprofundamento na fé.Isso é crescer espiritualmente,estruturada na sua raiz,pelo que é bom, pelo que é honesto ,alicerçado sempre nos ensinamentos Dele.
    Abraço e fique bem tb.

    ResponderExcluir
  6. Muto sábia essa reflexão! Encantarmos com Jesus é muito tranquilo, inevitável. Compromissarmos, aí já fica um pouco mais complicado. Mas farei o possível para conseguir.
    Suas mensagens são alimento para minha fé. Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  7. Colocar a mão no arado e não olhar mais para trás, eis a missão. Abç

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO NOVO

COMO CRIANÇAS