QUE TE IMPORTA ISSO?

Que te importa isso? pergunta Jesus à retrucagem de Pedro sobre quem iria trair o Senhor.

Pedro como qualquer um de nós às vezes temos a tendência de querer se importar demais com coisas que não deveriam nos importar. E isso não só no aspecto do controle sobre a vida dos outros e os fatos que nos cercam. Mas também com assuntos que não deveriam estar na nossa ordem do dia.

A conversa entre João e Jesus sobre quem o iria trair e o modo como o Senhor desconversa dizendo que ele permaneça até que Ele venha... na verdade, a discussão está sendo encaminhada para o entendimento das ações do futuro traidor a partir da misericórdia e que, segundo os planos de Deus, somente Ele poderá julgar.

Mas Pedro quer ser informado... como líder do grupo e já nomeado como cuidador da Igreja nascente, pensa ter que saber tudo a todo tempo... Ledo engano.

Passaram-se muitas coisas pela minha cabeça na meditação dessa manhã, mas uma me chamou a atenção.

Estou lendo um livro chamado A DOR INVISÍVEL DOS PRESBÍTEROS da psicóloga carioca Luciana Campos. No livro ela relata algumas experiências que teve no trato com pessoas religiosas e as dores que lhe apresentavam como queixa e demanda no consultório. Fala dos religiosos católicos e também evangélicos.

Daquilo que eu li até agora, uma coisa fica muito presente nos relatos dos citados: AS PESSOAS NAS COMUNIDADES NÃO CONSEGUEM DAR AO CUIDADOR O ESPAÇO QUE LHE É DEVIDO PARA SUA AÇÃO E ACABAM POR PRENDE-LO À COISAS TÃO PEQUENAS E PASSÍVEIS DE RESOLUÇÃO SEM A PALAVRA E A PRESENÇA DO LÍDER.

Explico: parece que nas comunidades existe uma prática de fazer do presbítero um faz tudo e, por isso mesmo, acabam prendendo-o em funções que poderiam ser resolvidas por qualquer pessoa sensata tirando dele o tempo para cuidar de coisas que somente ele poderia faze-lo...

Parece pouco, mas isso às vezes é causa de dor e frustração para quem lidera pois seu cansaço só aumenta e a decepção consigo mesmo de não dar conta daquilo que o motivou a entregar sua vida é bastante grande.

Pedro parece que inaugura esse tipo de postura em querer saber tudo a todo tempo...

Mesmo com a correção imediata de Jesus parece que ficamos cada vez mais parecidos com Pedro e queremos abraçar o mundo (em casa também, como pais, no serviço também) e não conseguimos mais fazer o que nos é devido porque nos amarramos com os nós que todos os assuntos nos prendem.

Que te importa isso diz Jesus nessa manhã para mim e talvez para você que me lê...

Porque precisamos querer ter controle sobre tudo?

Porque precisamos buscar saber e conhecer sobre todos os assuntos?

Porque deixamo-nos nos prender em pequenos temas e adiamos para depois ou nunca aquilo para o qual fomos chamados e enviados?

Se você pegar a sua Bíblia agora e ler Jo 21, 20- 25 verá que logo depois da resposta corretiva sobre O QUE TE IMPORTA ISSO, Jesus diz a Pedro como um conselho seguro e eficaz: TU, SEGUE-ME...

O que te parece???
]
Fiquem bem. 


Comentários

  1. Uma reflexão deveras valiosa e verídica,tanto em relação aos presbíteros e religiosos, como p as pessoas de um modo geral...
    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Coordenar e conhecer uma equipe- delegar afazeres, às vezes dá mais trabalho- mais preocupações do que "a gente" mesmo fazer. Encontrar quem compreenda nosso jeito, nosso objetivo é muito trabalhoso, ou vão achar a pessoa exigente ou displicente. .. Mas com os dias tudo se equilibra, ne?

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Padre! Cada um de nós tem seu chamado pessoal e especial e devemos seguir tentando colocar em primeiro lugar o que é mais importante. Claro que não é fácil e muitas vezes nos desanimamos, mas o que importa é estar com Jesus! Que Nosso Senhor Jesus te ilumine e lhe dê perseverança para continuar sua missão! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Gente essa reflexão foi pra mim! Como Pedro as vezes vou agregando funções e sempre acho que tenho que dar conta de todas elas e me frustro no final porque é humanamente impossível... Preciso discernir melhor o que realmente me importa e simplesmente segui-lo também. Obrigadapor me fazer parar pra pensar. Abç.

    ResponderExcluir
  5. Sei um pouco do que o Padre está falando. Essa ideia de que devemos dizer sim a tudo o que nos pedem é recorrente nos ambientes de trabalho. Por isso, depois de algum tempo, acho que aprendi a lidar com esse entrave dentro da minha equipe e, desde então, venho adotando alguns procedimentos que parecem funcionar bem. É evidente que o "não" algumas vezes é inevitável, no entanto, procuro sempre justifica-lo, de modo a não ferir a outra pessoa. Além disso, sempre que possível, ofereço uma alternativa, para que a recusa não seja tão dura: não vai ser possível hoje, mas quem sabe na semana que vem. E, por fim, jamais terceirizo o não. E sempre melhor que a pessoa possa ouvir de mim mesma.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO NOVO

COMO CRIANÇAS