O MELHOR DE NÓS

Alguns ditos de Jesus são considerados enigmáticos. Para os estudiosos tanto podem ser uma orientação específica sobre alguma circunstância que a comunidade vivia, como podem um alerta sobre os perigos que rondavam o início da missão dos primeiros cristãos.

Não sei se isso importa de fato. Mas é bom estar atento para que nossa leitura e interpretação não corra riscos de ser desencarnada da vida e da realidade.

Hoje Jesus pede para não dar aos cães o que é santo e nem jogar pérolas aos porcos...

Precisamos nos perguntar antes de mais nada: o que estava acontecendo na comunidade que poderia ter motivado esse dito?

Em primeiro lugar tinha o confronto próprio da missão. Muitos rejeitavam e odiavam a ação dos cristãos chamando-os de traidores do povo pois haviam deixado sua religião mãe para seguir um pregador qualquer. Caso isso tenha motivado a fala de Jesus, poderíamos pensar: não tente convencer o outro de que você está certo ao buscar Deus por um outro caminho.

Depois tinha o conflito com o sentido da eucaristia e dos encontros comunitários. Muitos se infiltravam nas comunidades para depois denunciá-los às autoridades. Nesse caso, não deixem que a celebração se banalize.

E outras situações também poderiam ser elencadas. Mas eu penso que tem uma outra questão que poderia brotar desses ditos: não gaste o seu melhor (suas pérolas) destinando seus sentimentos e energias com quem ou o que não saberá valorizar.

Nosso maior tesouro são nossa consciência e afeto. Porque ficar escravo de destinar esse tesouro a quem o levará a chafurda-lo na lama? Porque deixar seu tesouro se perder com tanto desrespeito?

Os porcos não saberiam valorizar uma pérola. Assim como tem gente que não saberá valorizar seus sentimentos e suas necessidades (aliás, minha experiência me diz que muitos poucos o sabem!!!). Porque então desperdiçar suas energias e emoções com quem não saberá valorizar?

A porta estreita da qual fala Jesus é um espaço apertado que muito menos por ser pequena, mas muito mais por ser adequada aos verdadeiros sentimentos, exige respeito consigo e com os outros. Desperdiçar o seu melhor ou desvalorizar o melhor dos outros pode nos impedir de entrarmos pela porta estreita...

E quantas vezes nosso clamor por atenção e cuidado faz da gente escravo de sentimentos destinados a quem não sabe nem cuidar, nem aceitar, nem valorizar e muito menos corresponder... Assim, chafurdamos juntos na mesma lama.

Bendita Palavra que nos chama a cuidar do nosso melhor e aprender a aceitar e cuidar do melhor de quem está ao nosso redor.

Fiquem bem.

Comentários

  1. Texto maravilhoso! Cuidar- valorizar-aceitar-Ações que só fazem bem pra quem pratica e pra quem recebe.Bom dia, Pe.Luís Abraço

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por compartilhar tão belas e sábia palavras..🙏

    ResponderExcluir
  3. Sempre nos levando a repensar, a compreender nosso viver !!! Dar tudo do nosso melhor à quem não valoriza, não reconhece,mas mesmo assim precisamos cuidar de quem está ao nosso redor, aceitar as suas limitações!!! Espírito Santo nos ilumine!

    ResponderExcluir
  4. Linda mensagem!! Obrigado padre por compartilhar "o seu melhor" e nos ajudar a compreender a Palavra. Fique bem também! Boa noite! Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde Dom! Grata por vc partilhar esse belo texto e fazer com que olhemos pra nós sem nos esquecermos do outro que está ao nosso redor. Fiquei muito feliz ao ler e sentir que mesmo longe, vc está perto de cada um de nós, compartilhando essa pérola conosco! 👏👏👏👏❤❤❤❤. Abçs saudosos!

    ResponderExcluir
  6. Precisamos de palavras que contagia a alma, e você faz isso muito bem Santidade.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO NOVO

COMO CRIANÇAS