JÁ RECEBERAM A SUA RECOMPENSA

No Evangelho do 11 Domingo Comum, ouvimos Marcos contar que Jesus relatou duas parábolas que ajudariam seus ouvintes a entender e a perceber o que é o Reino de Deus. Já no final da perícope o evangelista diz que para os discípulos Jesus explicava tudo.

Na verdade, a ideia é destacar as duas metodologias que Jesus usava para ensinar as coisas do Reino: para o povo mais simples dizia parábolas que facilitavam o entendimento da nova teologia que Jesus inaugurava. Mas para os discípulos precisava dizer coisas mais profundas e ajuda-los a compreender a extensão da boa nova que chegava e deveria gerar em todos um compromisso eficaz com o projeto de Jesus.

Daí os dois movimentos: explicar e aprofundar...

Por isso que nessa semana os evangelhos que estamos meditando está nesse contexto e com essa perspectiva: AJUDAR A COMUNIDADE DOS DISCÍPULOS DE JESUS (ONTEM E HOJE) A CONHECER A DINÂMICA DO REINO.

Jesus hoje questiona diretamente a prática da comunidade que, muitas vezes embuída pelo desejo de ser vista, acaba fazendo das práticas de piedade um compromisso com o mundo. E com isso, acabam por orar, dar esmola ou fazer jejum para serem vistos e aplaudidos. Com isso, já recebem sua recompensa apenas pelo reconhecimento e admiração dos que elogiam seus comportamentos.

Jesus porém acrescenta elementos que não podem se distanciar da prática cristão:

> ore em silêncio para que Deus veja;

> seja solidário mas sem querer receber elogios para que Deus reconheça sua postura de partilha;

> jejue como sinal de compromisso com a vida dos pobres sem se tornar o centro dessa prática;

Por que isso?

Para que não nos iludamos em achar que o mundo nos reconhece por aquilo que fazemos de bom. Ele apenas usa esses recursos para aprofundar seus interesses. E aí que está a recompensa que ele nos dá: dizendo que somos bons, criam práticas de dependência e opressão.

Mas para o trabalhador do reino é importante que qualquer prática piedosa seja feita com intuito de se chegar ao coração de Deus, como um retorno amoroso daquilo que recebemos e dos cuidados que Ele nos dá.

Essa busca constante de fazer valer o amor e a gratidão é a dinâmica que fortalece nossa fé e nos encaminha para o coração de Deus.

Daí a não espera por recompensa...

Daí a constante correção para não se autoproclamar dono da verdade e da santidade...

Daí a luta diária para servir e do serviço encontrar o ânimo para continuar buscando a Deus...

Os outros já receberam sua recompensa...

A gente, vai vivendo e sabendo que de Deus só nos vem a graça e o amor constantes...

Fiquem bem. 

Comentários

  1. Boa noite,pe... Reflexão linda , verdadeira e muito rica em significados!!!
    Fique bem tb.

    ResponderExcluir
  2. Realmente, a recompensa humana é uma migalha perto do amor que DEUS nos recompensará.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Padre! Bela mensagem; Esmola, oração e jejum, devem nascer de uma atitude de vida feita unicamente por amor ! Fique bem também!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO NOVO

COMO CRIANÇAS