ANIVERSÁRIO DE ORDENAÇÃO.

Dai-me de novo um Espírito decidido...

Assim se expressa o salmista na sua oração para pedir perdão e a chance de recomeçar.

Assim se expressa meu coração no dia em que celebro meu aniversário de ordenação.

Depois de 21 anos de ministério e de muitas histórias vividas e compartilhadas eis que estou de novo diante de Deus para agradecer o dom que me deste e a oportunidade de servir como ministro da sua Igreja.

O ministério presbiteral é um grande dom de amor que Deus primeiro manifesta por seu povo, dando pastores que são capazes de caminhar junto ao povo animando, orientando e oferecendo o dom da mesa sacramental. Mas é também, se não com todos ao menos comigo, um grande dom de amor que, apesar das minhas imperfeições e descuidos, me escolhe e me chama para o serviço.

Dia desses enquanto eu rezava me passou pela cabeça alguns comentários de pessoas que me viram enquanto jovem na comunidade onde eu participava, depois como seminarista e como padre jovem. Quase todos diziam a mesma coisa: não pensávamos que você seria capaz de abrir tanto ao serviço como você tem feito.(esse comentário estava diretamente relacionado ao tema da missão).

E claro, isso me causava certo desconforto porque se não conseguia demonstrar meu amor e entrega a Jesus e sua Palavra, dentro de mim eu tinha muita certeza de que era isso que eu fazia e que era o que eu saberia fazer como ministro.

Talvez eu nunca consegui demonstrar dado os meus limites e imperfeições, alguns até dizem, ao orgulho exacerbado... Não importa, talvez não consiga demonstrar o que sinto dentro de mim com relação a esse assunto.

Mas em mim existem certas pontos tão claros e definidos que nem sempre dou conta de agir segundo essa luz.

O que sei é que me sinto realizado como presbítero. 

Realizado não como quem ocupa um lugar e portanto se sente recompensado pelo que faz.

Me sinto feliz em poder estar com as pessoas, ouvi-las, guardar suas dores, iluminar suas angústias, pedir pela calma, dizer o que penso sem forçar a nada.

Me sinto feliz quando estou na porta de uma comunidade esperando o povo chegar para a celebração.

Me sinto feliz quando posso brincar e dizer coisas com liberdade sem cerceamento ou mesmo sem causar desconforto.

Me sinto feliz quando vejo crianças dando demonstrações de que entende o gesto de cuidado e atenção.

Me sinto feliz quando as comunidades se organizam e lutam para conquistar seus objetivos e eu, lá no meio, posso dizer obrigado.

Me sinto feliz quando não deixo minhas dores se porem na frente do meu serviço e mesmo angustiado e triste, tento ir além.

Me sinto feliz quando sinto que as pessoas começam a buscar conhecer a Palavra a partir daquilo que eu tenha dito numa homilia.

Me sinto feliz quando vou indo sem me prender ao retorno financeiro ou mesmo de cargos.

Me sinto feliz em poder animar e fortalecer a vida das pessoas a partir do meu compromisso com Deus e seu Reino.

O resto (sim as dores, tristezas, dificuldades, desânimos, medos, abandonos, solidão, julgamentos, incompreensões, etc) ficam na rabeira do meu serviço. Estão ali, incomodam sim, mas não ditam nem meu andar e nem meu cantar.

Por isso, Senhor da vida e Deus de toda consolação, dai-me de novo um espírito decidido...

Fico bem.

Comentários

  1. Bom dia..Que bom que vc se sente um presbítero realizado e feliz, mesmo diante das dificuldades...Com certeza vc fez e faz muito por td e por todos...Que Deus o proteja sempre!!!
    Continue bem...

    ResponderExcluir
  2. Que lindo...uma benção maravilhosa, que o Espírito Santo continue a lhe animar, lhe iluminar, renovar sua saúde, sabedoria, humildade e amor a sua vocação.
    Obrigada pelo seu sim, por fazer parte de nossas vidas, por ser nosso pastor e pela sua amizade.
    Parabéns e que venham mais 21 anos de vida sacerdotal abençoada...
    👏👏💙
    Nós lhe amamos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Padre. Agradeço a Deus a benção de ter, mesmo por pouco tempo, a oportunidade de participar e compartilhar de sua sabedoria, de seu espírito iluminado nos passando os ensinamentos de CRISTO. Para nós, muito pouco tempo, mas de muita transformação e aprendizado. Deus o proteja, sempre.

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Padre, pelo pouco contato que tive com o Senhor digo que é difícil não amà-lo. Nos toca e nos encoraja em suas homilias e com sua alegria e carisma nos ensina a não desanimarmos. Que o Espírito Santo o ilumine cada vez mais! Abraço Paz e bem!

    ResponderExcluir
  5. É feliz quem realiza a sua vocação. És consagrado ao senhor, És solo sagrado, onde Deus o envolveu com a sua luz e o céu sacramentou. Parabéns Pe. Luis, nesse dia tão especial. Bendito seja Deus, nosso louvor e nossa oração, pelos 21 anos de vida sacerdotal. Abraço

    ResponderExcluir
  6. O que falar? -----Vejo-o na porta da da igreja- abraçando uns, falando com outros, acenando aos mais distantes.....o que é isso? SÓ PODE ser acolhimento, vontade de receber e partilhar o que sabe pra que haja transformaçao interna em quem chega pra sua celebração. ... Isso às vz acontece com vc adoecido- outras vz descontente com algo...... MAS NA HORA DA HOMILIA vc se superava (supera) vc fala com o coraçao para os corações, e aí a gente pensa ou fala: nossa foi pra mim!!! ISSO é ser uma pessoa iluminada- GRAÇAS por ter escolhido ser um pastor, Parabéns por vc ser assim.....DEUS e Anjos sempre iluminando e protegendo -o, saudades-abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO NOVO

COMO CRIANÇAS