COERÊNCIA E COMPROMISSO


Com atraso, devido às chuvas imensas desse fim de inverno amazônico...



Nada é mais eficaz contra a maldade alheia que nos quer pegar em alguma contradição do que a verdade dita com coração sincero e consciência livre.

A coerência daquilo que pensamos e o modo como agimos traz serenidade e nos ajuda a ganhar força moral e eu diria, até mesmo força intelectual pois agimos segundo aquilo que cremos e cremos segundo a prática que fazemos.

Nos ambientes onde o interesse básico é a luta pelo poder, pelo controle e pela cooptação de pessoas e ideias para se garantir no auge dos interesses isso é muito mais nocivo ainda. E não pensem que me refiro apenas e tão somente aos meios políticos e econômicos. Quantas vezes nas conversas religiosas e nas preocupações dos que creem essa força paralisante nos deixa prostrados diante da armadilha da incoerência...

Jesus incomodava a muitos no seu tempo.

Hoje, seu nome e sua pessoa foram apaziguados e tornados membros da luta pelo poder. Até marcha com teor político fazem para Ele...

Mas sempre soube dizer o que cria, o que esperava e por onde procuraria andar seus pés. Mesmo sabendo que iria para Jerusalém, seria preso, julgado, condenado, humilhado e morto não deteve sua força criadora e manteve-se indo na direção que acreditava ser a vontade do seu Pai.

Em Mc 12, 13- 17 vemos explicitamente essa situação e o modo limpo e transparente com que Ele se desvencilia: é permitido ou não pagar imposto a César?

Na verdade queriam mesmo era encontrar na resposta Dele um argumento que pudesse justificar ou sua prisão ou determinar seu comando para uma rebelião popular. Dos dois jeitos, Ele seria pego em alguma contradição...

Jesus sabe que as regras  que pautam a vida e os comportamentos nesse mundo são aquelas determinadas pelo processo histórico e, podem mudar e podem ser de um  jeito ou outro... Elas são assim, mas não precisam necessariamente ser dessa forma podendo e quase sempre sofrendo, alteração de acordo com os grupos que estão no poder.

Por isso, dar a César o que deixa César contente é uma forma de dizer: isso é assim agora e ele se acomoda apenas com o pagamento do imposto e a sua inscrição numa moeda... Mas não será pra sempre assim e, tão logo venha outro grupo que lute pelo poder, isso se alterará também... Como de fato foi, não é mesmo?

Mas a Deus é preciso dar algo que seja perene, constante, imutável e que nos motiva para a vida enquanto aqui estamos e nos prepara para a vida que em breve se aproximará de nós.

A Deus não se oferece um dinheiro ou um título como se isso o fizesse feliz. Isso muda e sempre mudará. A Deus se oferece a dignidade humana, sua preservação e sua luta constante para viver mais e melhor como filhos e filhas, irmãos e irmãs. Isso é imutável. Isso é a essência do que se oferece a Deus.

Claro que muitos dirão que isso é baboseira e acabam por identificar em seus discursos o dinheiro com aquilo que agrada a Deus dizendo até a heresia de que Deus cuidará mais e melhor daqueles que oferecerem mais moedas com a inscrição de César. (Quem tem ouvidos ouça!!!).

Mas o que interessa a Deus mesmo é o que não tem preço e nem pode ser computado entre os valores passageiros que se transformam de acordo com o sabor dos ventos e dos processos históricos: a vida humana, expressão de toda a grandeza de Deus, o cuidado com a casa comum e o direito dos pobres, isso não se negocia nem mesmo quando nos dizem que somos loucos em ainda defender essas coisas.

E tentavam apanhar Jesus em alguma palavra...

E só encontraram coerência e compromisso do Filho com o Projeto do Pai.

Fiquem bem.

Comentários

  1. Bom dia padre, é muito bom receber suas mensagens, seus ensinamentos e poder desfrutar de sua sabedoria aprendendo cada vez mais a Palavra de Deus. Muito obrigado! Abraço! Fique bem!

    ResponderExcluir
  2. Muito claro, explícito em suas homílias, como sempre Padre !!! E uma sensação de tranquilidade nos passa. A Deus só é válido, importante, seguirmos os ensinamentos de seu abençoado filho: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Simples porém...complicado. Saudades.

    ResponderExcluir
  3. Diante a incoerência
    que transgride e compromete a mensagem evangélica
    corroendo a própria religião cabe lembrar
    a reação de Gandhi ,
    quando se maravilhou
    com a leitura do Evangelho mas decepcionou-se com
    a vida e as atitudes
    cristãs.
    "Deus coloca na boca
    do justo a sua própria
    defesa ".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

TEMPO NOVO

COMO CRIANÇAS