QUANTO EU VALHO?

Numa sociedade de consumo, tudo tem seu preço e seu valor.

Normalmente essa cifra é definida pelos outros que nos dizem quanto custa a coisa, o sonho, o tempo, o caminho e até a pessoa.

Somos pessoas coisificadas que, a partir de uma lógica nefasta e mordaz, faz com que tratemos tudo e todos a partir de um preço e a partir de um consumo.

No tempo de Jesus, ainda que essa lógica fosse menos selvagem, também existia essa coisificação das pessoas e ideais. Tudo girava em torno de se ser ou não escolhido por Deus e portanto, a vida valia mais ou menos de acordo com essa tabela de proximidade.

No nosso tempo tudo está ligado ao deus capital.

Amamos e servimos a esse detentor de sonhos e sugador da existência humana.

Sem dinheiro nada fazemos e nada valorizamos. Sem nos vendermos a um preço que custa às vezes nossa felicidade e realização, nada fazemos e nada somos.

Jesus desconstrói essa lógica a partir de um novo ponto de partida: a cruz.

Quem quer seguir tem que começar tomando para si a sua cruz e aceitando os desafios de se construir a partir desse ideal e de limite.

Daí, não mais somos o que valemos, mas vivemos em função de que no final nosso fim é igual e portanto, saber dar passos e caminhar significa saber carregar a cruz e seguir sem medo e sem ressalvas.

Mas nos acrescenta nessa busca de reconstruir:

> O que adianta ganhar o mundo inteiro se perdemos a vida?: pra que serve os bens e ou o poder e ou as coisas se eu não posso usufruir e deles fazer participar os que estão a minha volta e também aqueles que não impedidos de ter as suas coisas?

> Quanto vale a sua vida?: quantificamos tudo e deixamos nos quantificar. Mas de verdade quanto vale sua vida, seus sonhos, seus projetos e sua existência? Porque se existe uma cifra não se assuste se outros também tabelarem nossos ideais...

Fiquem bem.

Comentários

  1. Difícil ter discernimento nessa sociedade que so olha rótulos

    ResponderExcluir
  2. Verdade!
    As pessoas não percebem que a busca desenfreada pelo ter, acaba nos impedindo de ser!

    ResponderExcluir
  3. Acredito que viver é isso...Aprender dar valor ao que realmente tem valor pra nossa vida. Não é fácil, com certeza, mas temos que tentar sempre!!! Com ajuda da nossa fé em Cristo, é mais fácil.

    ResponderExcluir
  4. Os valores hoje, estão muito invertidos,..infelizmente!!!

    ResponderExcluir
  5. Seguir Jesus é tomar a sua cruz, é nos diferenciar do mundo capitalista, que nos aprisiona...tirando nosso referencial. JESUS é o caminho..

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE O LIVRO

TEMPO NOVO