NOSSA PUREZA EXACERBADA


Os escândalos podem afastar as pessoas de comunidades, Igrejas e até mesmo das famílias.

Quantos são aqueles que por puritanismo preferem se afastar de quem se envolve ou gera algum escândalo. Dizem que têm medo de contaminar-se ou de ser chamado de um igual. Já ouvi casos em famílias e já presenciei pessoas justificando suas ações por não quererem estar perto de quem gera esse tipo de coisa.

Jesus também foi causa de escândalo.

Ora porque curava num sábado.

Outra, porque conversava com pecadores.

Outra ainda, quando ensinava algo que a inteligência de coração duro não queria aprender.

Em muitas, pelo simples fato de tratar as pessoas e situações com mais generosidade já era motivo suficiente para se escandalizarem com Ele.

Até a cruz foi motivo de escândalo!!!

O evangelho de hoje nos conta o cúmulo dos cúmulos: os parentes de Jesus se escandalizam com Ele por ser pobre e ter vindo de junto deles e ter adquirido grande sabedoria.

Sim. A sabedoria de Jesus causou escândalo.

Fico pensando no quanto e no como as pessoas se defendem a partir do medo diante do novo. Jesus era parente, nascido naquela região e estava cercado de amigos. Mas tinha feito a sua trajetória diante de Deus e trazia uma compreensão mais profunda da teologia que seus contemporâneos eram acostumados a ter. Isso deveria ser motivo de alegria, não é?

Mas não. Ele mexia na compreensão subjetiva de tudo o que aprenderam a acreditar e se acostumaram a aceitar como verdade e com isso, diante do novo ensinamento, do novo mandamento, preferiram escandalizar-se do que deixar afetar pelo novo que Jesus representava.

Sempre acho importante manter as tradições e a linha tênue da doutrina e dos ensinamentos. Isso nos religa à nossa estrutura de fiéis. Mas acho fundamental também que tratemos de reaprender as mesmas verdades por outros caminhos ou até, de ter a coragem de dizer que aquilo que julgávamos saber talvez mereça um novo ensinamento.

A grande questão está em como acolher esses ensinamentos e como iluminar a vida a partir deles.

E fico curioso por pensar em quais escândalos Jesus causaria em nós nesses tempos tão cruéis que temos vivido. Se hoje Ele chegasse em uma comunidade nossa, na minha reunião de pastoral, na minha pregação e me corrigisse ou acrescentasse uma nova perspectiva que escândalo me causaria?

E mais: qual seria a minha atitude? Receberia e daria conta de entender ou simplesmente o colocaria fora da minha história porque, do jeito que Ele tem falado não é do jeito que eu aprendi? E ainda que não se consiga ver essa cena em estado real, posso garantir que o final da cena seria igual a do evangelho que meditamos hoje: JESUS NÃO FEZ MUITOS MILAGRES ALI PORQUE ELES NÃO TINHAM FÉ...

Fiquem bem.

Comentários

  1. Que comentario simples e de um aprendizado fantástico para um leigo igual a mim.
    Abcs

    ResponderExcluir
  2. Eu li e achei maravilhoso muito o ensinamento fiquei imaginando Jesus na nossa comunidade

    ResponderExcluir
  3. Bom dia padre! Bela reflexão! Penso que precisamos de mais padres como o Senhor, que nos faz refletir e nos transmite os ensinamentos de forma renovada. Suas homilias tocam o nosso coração! Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Que reflexão genial, corajosa!!! Tempos tão diferentes e distantes, mas o ser humano com as mesmas atitudes...

    ResponderExcluir
  5. Bela reflexão Dom... Ler, refletir e por em prática o que Ele nos ensinou!! Obrigada pelas palavras. Abçs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

SOBRE O LIVRO

TEMPO NOVO