Postagens mais visitadas deste blog
AINDA SOMOS VISITADOS
O tema da visita é bastante caro em toda a Bíblia. A ideia de que Deus visita seu povo traz além de uma valorização da hospedagem que se deve dar ao estrangeiro e ao viajante, amplia a visão que se tem do Divino passando pelas nossas vidas. Os grandes acontecimentos teologais da Bíblia nascem da visita e é nela que se encontra várias chaves de leitura para interpretar a Salvação. No texto proposto pela liturgia de hoje (Lc 1, 26- 38) em nome de Deus, o anjo visita Maria para contar-lhe que havia encontrado graça diante do Senhor e por isso, a proposta para que seja mãe do Salvador. Todo o diálogo entre o anjo e Maria é simples e direto. Mas a cena é posta no âmbito da mística: não se trata apenas de ouvir o convite e aceita-lo. É preciso que o mesmo faça sentido e acrescente algo muito valioso à espiritualidade de Maria. Ser mãe significa gerar mas significa também ampliar em si mesma o mistério da vida. Maria entende isso e não quer ser apenas uma ger...
DEUS FALA CONOSCO
A cultura cristã ocidental (e diria que também a oriental mas de um outro jeito) leu e interpretou as manifestações de Deus na vida da humanidade de muitos modos, mas algumas foram se cristalizando e se tornaram onipresente na vida de todos nós. O conceito de anjos é uma dessas manifestações. Os anjos são maneiras que Deus tem de falar com a humanidade e manifestar um sinal ou uma proposta para nossa vida. Podem ser perceptíveis e individuais ou de modo discreto e universal. A cultura tratou de representar na figura romantizada do bebê com asas que toca harpa e flecha corações (coisa que incultura elementos do helenismo). E nós tratamos de encerrar as manifestações de Deus apenas a isso. Não se trata de dizer que não existem esses seres alados. Confio nos ensinamentos da Igreja que diz que sim, eles existem e manifestam a ação de Deus em todos os momentos da vida humana. Mas se trata de reorganizar nosso aprendizado e saber que os enviados de Deus se manifestam de...
Uma oração vibrante, mágica...
ResponderExcluirMúsica-oração...muito bom!!!
ResponderExcluir